No mundo do marketing existe algo chamado 4P’s do Marketing, criado por McCarthy, o que seria mais essa sigla no meio de tantas:
O primeiro “P” chamamos de Product, sim o Produto, o produto é importante, imagine que você acabou de se associar a uma empresa, revolucionaria no setor de vendas diretas, um plano de marketing com altas bonificações, mas que venda máquinas de datilografia…, os professores de marketing podem passar meses especificando todas as vertentes do produto de uma empresa, embalagens, cores, padrões, design etc.
Tenha em mente alguns pontos:
Existe mercado para esse produto?
Os números que lhe mostraram são confiáveis ?
A empresa tem condições de aumentar, diminuir o volume?
Você sabe qual os números do seu mercado?
Conheça o seu produto antes de sair por todos os lados falando dele, ou seja seja um consumidor ativo.
O segundo “P” significa Price, ou Preço em português, traduzindo, toda empresa deve ter uma estratégia de preço definida para o tipo de produto e público alvo (Target), isto sem falar da estratégia de entrada, natureza do mercado, composto de custo, etc, ou seja não adianta você reclamar que o seu produto é caro ou barato, e que a sua companhia poderia baixar o preço dele e vice-versa, simplesmente entenda que existe um público ao qual seu produto é direcionado, caso você não tenha contato com este ou não gosta de trabalhar neste Target, ou qualquer outro questionamentos destes, muito simples, mude de companhia, e continue fazendo isso pelos próximos 10 anos, o problema não é a empresa e sim o seu foco de trabalho, aprenda a trabalhar o mercado ao qual se destina o seu produto.
Eu me sinto confortável em trabalhar neste segmento de preço?
Acredito que o meu produto possui um preço adequado ?
Conheço o mercado alvo ?
Sei qual a função do meu produto?
Caso você tenha respondido não para qualquer uma destas perguntas, sugiro que você converse com o especialista de marketing da sua empresa, e primeiro se convenção da importância do seu produto e do valor dele para os consumidores.
O terceiro “P” chama-se Place, ou praça, melhor traduzido por Canal de distribuição, que é o sentido correto dado pelo autor.
Aqui você como distribuidor de vendas diretas começa a fazer parte da história, infelizmente para algumas pessoas o que vou dizer pode significar um choque: “ Vendas diretas não é uma tendência, é apenas mais um canal de distribuição, e bem antigo por sinal. E o mercado de vendas diretas não responde por 20% das vendas de produtos na America como algumas pessoas insistem em falar. Entender o que estou dizendo, o PIB Americano esta na faixa de 11 trilhões de dólares, o mercado de vendas diretas segundo a associação, gira na faixa de 45 bilhões de dólares, em outras palavras 0,05% do total de vendas.
É claro que esse número pode aumentar se incluirmos vendas onlines, lojas de fábrica, e outras formas de uma empresa colocar seu produto direto ao consumidor, mas nestas formas você não seria um distribuidor e pior não teria direito a qualquer tipo de bônus.
Por isso nem todo produto se destina ao mercado de vendas diretas, então qual produto se destina?
Uma empresa para responder a essa pergunta ela deve fazer outras perguntas: Onde esta meu consumidor? Qual a melhor maneira de acessar a esse consumidor? Qual o ciclo de vida do meu produto? Qual a maneira mais rápida de acessar ao meu consumidor?
Abaixo entenda quais as 4 maneiras de se distribuir um produto ou serviço:
E pôr fim o 4 e último “P” segundo McCarthy, Promotion, ou Canais de Promoção, este aqui também diz respeito a você distribuidor de vendas diretas, pois quando você comunica sobre a existência do seu produto a um cliente esta fazendo uma publicidade do produto. Devido a esta publicidade as empresas entende que você deve receber algum tipo de bonificação. Existe diversos canais de propaganda, uma empresa após montar seu planejamento de marketing, plano de mídia, estratégias de comunicação, define qual o canal e volumes indicados. Ok, você deve estar pensando: “então eu sou um número, uma estatística no meio de tantas.”
A resposta desta pergunta depende da política utilizada pela sua empresa, do sistema de valorização dos distribuidores, bem isso iremos tratar em um outro artigo.
Marcelo Martins