Meu primeiro contato com o mundo do marketing de rede foi com uma excelente empresa chamada Amway,  estamos falando de dezembro de 1993, depois de passar quase dois anos tentando ser cadastrado por alguém, um grande amigo de nossa família me fez pegar um avião de Fortaleza à Belém do Pará afim de conhecer o plano de negócios desta empresa.

Foram 4 anos de muito aprendizado e nenhum lucro, digo pelo lado financeiro, muitos amigos e uma experiência que nenhum faculdade poderia me proporcionar, pois o conhecimento prático aliado ao excelente treinamento que na época a empresa possuía, me trouxe benefícios em todos os sentidos de minha carreira profissional.

Depois fiquei  bem afastado do mercado de marketing rede, voltando a atuar em 2007 quando me cadastrei em uma outra grande empresa de  marketing de multinível de produtos chamada Monavie, comecei a atuar nos EUA, onde morei por quase dois anos, em 2008 a Monavie iniciou seu negócio no Brasil, e pude acompanhar seus sucessos e insucessos, e seu crescimento, introduzimos no Brasil o chamado pré-marketing, onde me tornei o número um cadastrador desta empresa no período de pré-marketing, também acompanhei as tentativas da  Amway no Brasil de voltar a ser grande no mercado Brasileiro e seu crescimento no mercado internacional, tornando-se a maior empresa de vendas diretas do mundo.

Na Monavie me tornei  Diamante Fundador, com algumas milhares de pessoas em minha downline e algumas dezenas de milhões em vendas para a empresa, basicamente tenho  o mesmo tempo de trabalho nas duas empresas, em relação ao conhecimento também praticamente não teve alteração, a média de ativação das empresas também muito parecidas, então o que fez a diferença, entre não ter resultados financeiros em uma e ter grandes resultados na segunda? Vamos conversar sobre cinco pontos importantes:

O  Primeiro ponto posso chamar de  AÇÃO, ou melhor, Atitude Coordenada afim de Alcançar um Objetivo, enquanto na minha primeira empresa eu tinha um desejo, uma vontade de ser diamante, na segunda eu tinha a atitude de ser um Diamante e esta atitude me levou a tomar as medidas que seriam necessárias para alcançar este objetivo, como mostrar o plano de marketing da empresa todos os dias, consumir regularmente seus produtos, outro ponto interessante, é quem já me viu apresentando o projeto sabe que mesmo se eu fosse mudo, o simples fato de olhar no fundo dos meus olhos o prospecto saberia que tudo o que falo é a mais pura verdade, em outras palavras o segundo ponto: Crença. Eu acredito firmemente nos projetos onde estou envolvido.

Para você ter sucesso, tenha crença em sua empresa e em seu produto, nunca faça apenas pelo dinheiro, Michelangelo não passou 4 anos pintando a Capela Sistina apenas por dinheiro.

Acredite que você pode mudar a vida de sua família e de seus distribuidores com o produto e sua empresa de marketing de rede.

O  terceiro Ponto: Não perca tempo com quem não quer mudar de vida… Qualifique sua lista. Na minha primeira empresa de Marketing Multinível eu teimava por apresentar o projeto a pessoas que simplesmente não queriam mudar de vida, fico hoje refletindo quanto tempo desperdicei tentando cadastrar pessoas que simplesmente não mudaram nada, 20 anos depois vejo que aquelas pessoas ainda estão hoje na mesma situação de antes, continuam sonhando com o bilhete premiado da sorte, é claro que outras possuem um grande sucesso profissional em suas áreas, coincidência ou não, eram aquelas mais esforçadas, as que mostravam mais planos, estavam em todos os eventos. No marketing multinível não existe sucesso antes de trabalho, é preciso trabalhar duro para se ter resultados

Procure sempre pessoas melhores do que você. Faça uma analise de suas dificuldades e de seus pontos fracos, e tente corrigi-los, e melhor ainda, procure pessoas podem lhe complementar, por exemplo, caso você seja um fraco palestrante, procure pessoas com ótima oratória e assim sucessivamente.

No Marketing de rede é importante se cercar de pessoas pro ativas, isto gera um ciclo de sucesso em sua distribuição.

Um quarto ponto: supere seus medos  e mostre o plano sem seu patrocinador, dizem que o maior medo do ser humano é o de falar em público, talvez seja um exagero, mas o medo de falar em público paralisa, eu sempre fui muito tímido, mas superei isto lendo muito sobre o assunto e colocando em prática um tripé de conhecimento:

1-     Aprender tudo sobre a empresa e o produto;

2-     Conhecer profundamente o plano de marketing e a parte técnica dos sites;

3-     Treinar sozinho, falando em voz alta, simulando uma apresentação 1-a-1 e em grupo.

Eu  sempre já tinha o texto pronto para as velhas perguntas que os palestrantes faziam a nós novatos no palco: “O que você fazia antes e como esta agora”, “Como você conheceu a empresa?”, “ Qual o resultado da utilização dos produtos?”, “Boas vindas e apresentação do meu patrocinador”.  Praticamente 90% de tudo que você vai ser solicitado a falar em público nas primeiras vezes se resumem a isto.

Outra dica, se você for muito, mas, muito tímido, e for convocado a falar em público, respire fundo e no palco escolha duas pessoas, uma na fileira da frente à direita e outra na fileira esquerda no meio, e fale diretamente a elas, como se elas fossem as únicas naquela sala. Isto programa seu cérebro a não se concentrar em 50, 100 ou mil pessoas a sua frente e sim em apenas duas, outro ponto interessante é que ao fazer isto, 70% da audiência a sua frente, vai ter certeza que você esta falando com elas, porque quem esta em baixo não tem como saber em quem você focou na realidade.

Ao apresentar o plano inicie primeiro com uma conversa básica, depois aumente essa conversa para um mini plano de 30 minutos  e depois de   4 a 6 vezes use o PowerPoint ou outro recurso audiovisual. Em aproximadamente 10 apresentações, você pode ter certeza que vai estar pronto para uma audiência maior de até 30-50 pessoas.

E não se preocupe em errar, isto faz parte do jogo, existem mais de 70 milhões de pessoas no Brasil desejosas de uma boa oportunidade, não deixe que apenas uma estrague o seu dia.

Em quinto lugar temos no início é a falta do feedback/fechamento do plano,  tenha certeza que o prazo limite são 48 horas após a apresentação. Este é o tempo que seu prospecto ainda vai ter em mente sua apresentação, cada hora após as primeiras 48 horas diminui sua chance de patrocínio, A sequência lista-convite-plano e fechamento é a chave para seu sucesso.

Tenha um foco definido na apresentação de Marketing de rede

Toda apresentação precisa de um foco definido: Cadastrar, Vender ou gerar uma lista. Esta sequência define a amplitude do seu sucesso em sua empresa de marketing multinível  É muito comum no início um novo distribuidor tentar apenas cadastrar para aumentar sua rede de distribuidores  ou apenas vender um dos produtos. Lembre-se que este prospecto também pode lhe gerar uma nova lista de clientes. Quando estiver na frente de um cliente/prospecto, procure descobrir o máximo possível sobre esta pessoa, com o tempo e sua experiência você vai conseguir identificar em qual dos três focos aquelas pessoas se enquadram.  Assim você nunca perde o tempo em uma apresentação, ela sempre vai gerar um resultado para você.

Como vimos hoje:

  • Falta de ação
  • Falta de crença
  • Lista não qualificada
  • Depender apenas do seu patrocinador para mostrar a oportunidade
  • Falta de fechamento

Este cinco pontos são responsáveis por um grande número de insucessos em  marketing rede,  existe muitos outros, mas se você procurar corrigir estes pontos com certeza vai  aumentar suas chances de sucesso.